Ilha de Paquetá PQT - Ponto de Mídia Livre

Publicado em .

Nesta terça, dia 16.01.2017, às 10hs, tivemos mais uma reunião a respeito da implementação da Coleta Seletiva pela Comlurb em Paquetá. É a 4a reunião. Desta vez aconteceu no anexo da Igreja Bom Jesus do Monte em Paquetá. E presentes estavam quatro representantes da Comlurb (Bruno Lamy, Luis, Roberto e Johnes), Eduardo, representando a R.A., Leonardo, representando a MORENA e mais um grupo de cerca de 15 moradores de Paquetá.

A reunião foi ótima para que os presentes pudessem tirar dúvidas sobre o futuro serviço da Comlurb em Paquetá e aconteceu mais no formato de conversa informal do que no de reunião institucional. O acerto ficou então o seguinte: a Comlurb implantará o serviço de coleta seletiva em Paquetá gradativamente. 1o implantará um PEV (Ponto de Entrega Voluntária), provavelmente na saída das Barcas. Em seguida, com o aumento natural da demanda e a mudança de cultura de moradores e visitantes, a Comlurb implantará mais 3 ou 4 PEVs (na Escola, e em mais dois lugares a serem escolhidos). E, por fim, aumentando ainda mais a demanda - como ocorreu em todo bairro do RJ que passou por este processo - a coleta seletiva passará a ser de porta em porta.

Para que comecemos a primeira parte deste planejamento, a COMLURB precisa colocar em funcionamento um caminhãozinho elétrico, atualmente quebrado e sem recurso para conserto. E a novidade é que, segundo, Bruno, da Comlurb, este caminhãozinho não precisa de um reparo tão caro quanto dito na última reunião. O custo não será de R$ 1500,00. O orçamento fechado ainda não temos, mas deve sair ainda nesta semana, segundo Bruno. E a MORENA se dispôs a custear tal conserto. Além deste caminhãozinho, Bruno levantou ainda uma segunda dificuldade a ser resolvida para iniciarmos o serviço de Coleta Seletiva em Paquetá, que é a aquisição de dois Caçambões para armazenar o material recolhido em Paquetá e levá-lo até a Ilha do Governador. Estes Caçambões, Bruno ficou de levantar possíveis doadores e a MORENA também se dispôs a custeá-lo, se for financeiramente possível para esta associação de moradores. Bruno ficou de nos dar novidades ainda nesta semana.

No fim, ainda falou-se sobre o lixo eletrônico. Leonardo ficou de mandar um contato de cooperativa que cuida deste tipo de material para Bruno que, por sua vez, ficou de articular com a administração do Porto Maravilha - que tem jurisdição pela Praça XV - para que um possível ponto de coleta seja implantado na Praça XV. E, Cláudio, morador de Paquetá, comentou que é preciso de mais estrutura do Poder Público para a coleta de óleo de cozinha utilizado. Bruno, neste caso, ficou de entrar em contato com a área do governo do Estado que cuida disso e retornar também para nós.

A reunião foi finalizada por volta de 11:30hs. Depois disso, os representantes da Comlurb foram tirar fotos dos possíveis lugares a implantar os PEVs em Paquetá.

MORENA Associação de moradores de Paquetá
ampaqueta@gmail.com

Imagens anexadas na notícia:

Coleta Seletiva em Paquetá - Comunicado MORENA - Associação de Moradores de Paquetá Coleta Seletiva em Paquetá - Comunicado MORENA - Associação de Moradores de Paquetá

Menu secundário

Patrocínio: Patrocínio: Prefeitura do Rio | Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal através da Lei Aldir Blanc