Ilha de Paquetá PQT - Ponto de Mídia Livre

UMA TARDE EM PAQUETÁ - #VEMPRORIO

Publicado em .

O Rio também oferece a possibilidade de encontrar o silêncio da vida fora da movimentação da metrópole e mergulhar em um ambiente bucólico, quase campestre: a ilha de Paquetá. A pouco mais de uma hora do centro da cidade, a ilha dos Amores, como também é conhecida, só pode ser acessada por embarcações, pois não há veículos motorizados circulando no bairro. As barcas partem diariamente da Praça XV, coração histórico e cultural da cidade, em um percurso pelas tranquilas águas da Baía de Guanabara que já vale a visita. No trajeto, você acompanha a decolagem e a aterrissagem dos aviões no aeroporto Santos Dumont e também contempla a beleza da Ilha Fiscal, palco do último baile do Império, em 1889; além de passar por baixo da ponte Rio-Niterói, que liga as duas cidades.

 

Quando perceber, já estará desembarcando em Paquetá, bem longe do agito do continente. Na saída da estação, algumas ofertas. Você quer conhecer a ilha a pé, de bicicleta ou de charrete elétrica? Independentemente de como vai passear por Paquetá, você não pode deixar de conhecer alguns pontos importantes. À esquerda, quando você sair da estação das barcas, poderá ir até a famosa árvore Maria Gorda, na Praia dos Tamoios. Com cerca de sete metros de circunferência, a árvore é um raro exemplar de baobá, de origem africana, com centenas de anos. Dali você pode seguir em direção à Casa de Artes, o centro cultural do bairro que regularmente promove eventos artísticos e culturais, possui relevante acervo em exposição e funciona como Centro de Memória da ilha para consultas e pesquisas. Além de muita cultura, no espaço você vai encontrar uma boa comida.

 

Hora de conhecer as praias do bairro. A da Moreninha possui a maior faixa de areia e é, culturalmente, a mais conhecida da ilha - segundo dizem alguns estudiosos da literatura nacional, ela teria sido o cenário do romance “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo. A da Guarda (ou Praia José Bonifácio) é a mais frequentada pelos turistas. Possui cabines, restaurantes, bares, hotéis, barraquinhas, pedalinhos, caiaques. Uma curiosidade: o nome é uma homenagem a José Bonifácio de Andrada e Silva, patriarca da Independência, que residiu nesta praia e, na época, havia uma guarita para proteção de sua residência. Depois de conhecer as duas principais praias de Paquetá, você pode visitar o Cemitérios dos Pássaros, único que se conhece no mundo.

 

Além de respirar o ar puro da ilha e conhecer um pouco de sua história, que tal desfrutar da noite paquetaense? A Casa de Noca está aí para provar que Paquetá tem vida noturna ativa. A receptividade de Neusa e Mauro torna sua casa um agradável ponto de encontro para conversar, ouvir boa música e degustar cervejas artesanais, cachaça de alambique, drinques e petiscos especiais, como o tradicional pão de linguiça defumada.

 

Aproveite o dia em Paquetá e saiba: você vai se apaixonar por esse outro lado da cidade. #vemprorio

 

Fonte: http://rockinrio.com/rio/pt-BR/novidades/uma-tarde-em-paqueta

Imagens anexadas na notícia:

UMA TARDE EM PAQUETÁ - #VEMPRORIO

Menu secundário

Patrocínio: Patrocínio: Prefeitura do Rio | Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal através da Lei Aldir Blanc