Ilha de Paquetá PQT - Ponto de Mídia Livre

Pérola da Guanabara ganha Prêmio Serpentina de Ouro

Publicado em .

Concurso presta homenagem aos destaques do carnaval de rua

por Madalena Romeo 07/03/2017 4:30 / Atualizado 07/03/2017 7:31

 

RIO - Depois da festa das ruas, o Prêmio Serpentina de Ouro do GLOBO desfila pela sétima vez com os grandes destaques do carnaval de rua de 2017. E o Pérola da Guanabara é o grande homenageado desta edição do concurso. O bloco promoveu um dia inteiro de festa na ilha de Paquetá, porque atrai outros pequenos grupos que tocaram e fizeram todo mundo dançar pelas pacatas ruas da ilha no meio da Baía de Guanabara. A música e a brincadeira começavam nas barcas, que levaram mais de dez mil foliões para a ilha no dia do desfile.

Chico Nogueira, organizador do bloco, atribui o prêmio ao trabalho em forma de coletivo.

— Este ano a gente reuniu mais gente que ajudou a colocar o bloco na rua. Quanto mais coletivo é o processo de criação, mais talentos são aproveitados, e o resultado é sempre melhor. Além disso, também conversamos muito com os moradores de Paquetá.

 

O cortejo do Pérola contou com diversas homenagens a personagens de Paquetá e da baía, como a naturista Luz Del Fuego, o maestro Anacleto de Medeiros e o famoso baobá, além dos dois mais tradicionais blocos do bairro: o Silêncio do amor e o unidos de São Roque, que apareciam nas fantasias dos pernas de pau e nos estandartes. O bloco ensinou que, depois da expulsão dos franceses, Estácio de Sá dividiu a ilha em duas partes que são hoje os sub-bairros de Campo e Ponte.


...

 

O bloco das piranhas, formado por 20 mulheres, ganhou o quesito fantasia. Na verdade, elas são um bloco dentro do bloco e vieram do já tradicional bloco das Trepadeiras. Com uma mensagem feminista, elas vieram vestidas de peixe e com uma placa: Atenção Banhistas: Cuidado! Área sujeita a ataques de Piranhas.

— Com essa coisa do empoderamento, do feminismo estar mais em voga, a mulherada está perdendo o medo do desbunde. Assim, juntamos 20 piranhas. Levamos mais de duas semanas tentando confeccionar a melhor fantasia. Com essas Piranhas, aprendi na escama o que é sororidade. Uma ajudou a outra para fazer o bloco.

 

Fonte: https://oglobo.globo.com/rio/perola-da-guanabara-ganha-premio-serpentina-de-ouro-21021133#ixzz55jr0mKvj

Imagens anexadas na notícia:

Pérola da Guanabara ganha Prêmio Serpentina de Ouro Pérola da Guanabara ganha Prêmio Serpentina de Ouro Pérola da Guanabara ganha Prêmio Serpentina de Ouro Pérola da Guanabara ganha Prêmio Serpentina de Ouro Pérola da Guanabara ganha Prêmio Serpentina de Ouro Pérola da Guanabara ganha Prêmio Serpentina de Ouro Pérola da Guanabara ganha Prêmio Serpentina de Ouro Pérola da Guanabara ganha Prêmio Serpentina de Ouro Pérola da Guanabara ganha Prêmio Serpentina de Ouro Pérola da Guanabara ganha Prêmio Serpentina de Ouro Pérola da Guanabara ganha Prêmio Serpentina de Ouro Pérola da Guanabara ganha Prêmio Serpentina de Ouro

Menu secundário

Patrocínio: Patrocínio: Prefeitura do Rio | Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal através da Lei Aldir Blanc